As bebidas isotônicas tem como objetivo principal suprir as necessidades de hidratação em atletas de alto nível. Mas, com sabores e core convidativas, o isotônico virou moda e se transformou em um produto genérico. Facilmente encontrados em supermercados, farmácias, lojas de conveniência e até mercearias, a bebida é uma das melhores opções para quem precisa substituir eletrólitos vitais antes durante e após o treinamento. É o que acredita a nutricionista Jennifer Keirstead. Mas, a boa notícia é que é possível criar o seu próprio isotônico em casa.
Manter-se hidratado evita problemas como cãibras, desidratação e perda de rendimento durante o exercício. No verão, com as temperaturas altas, esse cuidado ainda é mais importante. A água faz muito bem o papel de hidratar, mas quando a atividade física ultrapassa uma hora de duração, é preciso ter cuidado com a reposição de nutrientes perdidos com o suor e os isotônicos são uma boa pedida para isso. Sem esse cuidado, você pode perder o rendimento, sentir cãibras, desregular a temperatura corporal, diminuir a resposta muscular e desidratar.
Os isotônicos são bebidas esportivas ricas em carboidratos e sais minerais (sódio e potássio), com formulação semelhante ao plasma humano, que ajudam a repor os nutrientes perdidos durante o exercício. A adição do sódio nas bebidas esportivas ainda favorece a absorção de água e carboidrato pelo intestino. Além disso, por conter glicose, o isotônico é fonte de energia para a musculatura.
Isotônico Caseiro
Ingredientes:
250ml de água filtrada
2 colheres de sopa de mel
1 pitada grande de sal marinho não refinado
¼ xícara de suco de fresco de limões orgânicos
Modo de preparo:
Misture os quatro ingredientes com uma colher de pau e sirva gelado. Jennifer prefere jarros de vidro sempre que possível para evitar a lixiviação de produtos químicos a partir de sacos de plástico. Para as crianças, a dica é colocar a mistura em forminhas de picolé e congelar.
ความคิดเห็น