Como funciona um treino de crossfit?


Provavelmente você ouviu falar em crossfit e deve até mesmo conhecer algumas pessoas que praticam o esporte. Entretanto, nem sempre fica claro como essa modalidade esportiva funciona e qual é o principal intuito dela.


Por isso, se você quer saber mais a respeito do crossfit, como são as aulas, como funciona o treino e quais os tipos de exercícios que são praticados, você está no lugar certo. Neste artigo vamos tirar todas essas dúvidas. Boa leitura!


O crossfit é uma modalidade de exercício físico de alta intensidade, ele utiliza movimentos de diversas modalidades esportivas, tais como ginástica, atletismo e levantamento de peso olímpico.


Um dos grandes benefícios do crossfit é que ele é capaz de trabalhar o corpo todo em uma única aula. Esses exercícios têm como principal objetivo desenvolver diversas habilidades no praticantes, tais como:


  • Flexibilidade;

  • Força;

  • Agilidade;

  • Potência;

  • Resistência muscular e cardiorrespiratória;

  • Coordenação;

  • Resistência;

  • Equilíbrio;

  • Velocidade.


Além de praticar na academia, ainda existem diversas competições pelo Brasil e no mundo. A competição internacional mais conhecida é o Crossfit Games, em que não apenas iniciantes, mas até os profissionais mais experientes podem participar.


Como funciona um treino de crossfit?


Uma aula de crossfit dura em torno de 60 minutos, geralmente cada aula é dividida em três partes. Na primeira delas, é feito o aquecimento/mobilidade, que é essencial para preparar o seu corpo para os exercícios que virão a seguir.


A segunda parte da aula é chamada de técnica. É neste momento que os exercícios do crossfit serão realizados, dentre eles estão as flexões, abdominais, saltos em caixotes, levantamento de pesos, corrida, burpees, pular corda etc.


Depois disso vem o chamado WOD (ou Workout of the day) que é uma espécie de missão que são exercícios realizados em circuito e contra o relógio. Essa é a parte mais intensa da aula de crossfit.


Dicas de como praticar


Assim como em todo esporte, também é importante que você comece as aulas de crossfit dentro das suas limitações. Não adianta nada querer fazer todos os exercícios já no primeiro dia. Provavelmente você não vai conseguir e ainda corre o risco de se machucar. Além disso, é fundamental respeitar o tempo de descanso necessário para o seu corpo. Sem o repouso adequado, você tem mais chances de ter alguma lesão muscular.


Outra dica importante para praticar o crossfit é focar nos exercícios de fortalecimento da lombar e do abdômen. Esses são os músculos responsáveis pela sustentação da coluna, e permitirão que você tenha mais equilíbrio ao realizar outros exercícios mais complexos e diminuirá as chances de algum tipo de lesão.


Roupas


Assim como em outras atividades físicas, a escolha da roupa ideal para as aulas de crossfit é fundamental. Afinal de contas, com a grande diversidade de movimentos, é preciso permitir que o seu corpo consiga se movimentar sem problemas, e a pele possa respirar.


Os shorts justos feitos com um tecido confortável geralmente são a primeira escolha das mulheres que praticam crossfit. Lembre-se que a peça também precisa ser resistente, já que as aulas de crossfit têm muito agachamento. O look pode ser complementado com um top e uma regata nas mais diversas cores e estampas ou camisetas e baby looks.


Entre os homens, as roupas preferidas para as aulas são as bermudas, que geralmente são um pouco mais curtas, mas ainda assim confortáveis. Além das camisetas e regatas que não atrapalhem e nem restrinjam os movimentos.

0 comentário

GAMES

Crossfit

REDES SOCIAIS

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social

©2021 Misspink Sportswear • CNPJ: 26.044.207/0001-51 • usomisspink@gmail.com • Teresina, Piauí

O uso e a cópia (mesmo parcial) de todos os conteúdos não são permitidos, sem a autorização da Misspink Sportswear.