top of page

Seis atividades físicas para praticar na areia


O verão é uma época em que muitos decidem intensificar o ritmo de atividades físicas, seja porque querem queimar calorias ou para tentar aumentar o nível de energia para as férias. Porém, a academia – lugar propício para isso – pode não ser a melhor opção.


Além das altas temperaturas tornarem o local menos convidativo, há o considerável aumento de casos de coronavírus no Brasil. Ambientes fechados e compartilhados são mais propensos ao contágio. Dessa forma, é preciso pensar em alternativas para estar com as atividades físicas em dia.


Como a prática de esportes na praia está liberada na maioria das cidades litorâneas, exercícios na areia são alternativas nesse cenário. O ambiente é aberto diminui as chances de transmissões do vírus, quando a máscara é usada de maneira adequada. Há ainda a possibilidade de dar um mergulho no mar após a atividade.


Para começar, a pessoa não precisa de muita prática ou instrumentos especiais. Itens da moda praia ou fitness são suficientes para dar o primeiro passo na maioria das opções.


1. Caminhada e corrida


A corrida no calçadão, intercalando com alguns minutos de caminhada na areia, é uma forma de perder calorias e, ainda, exercitar os músculos da perna. A areia apresenta uma resistência maior ao movimento, portanto, pouco tempo de exercício implica em muitas vantagens para o corpo. Por fim, é uma das atividades mais democráticas que existe – para começar a praticá-la, basta um maiô ou top de ginastica, calça legging e tênis.


2. Treinos funcionais


Para quem quer trabalhar bastante os músculos, treinos funcionais na areia podem ser a solução. A ideia é fazer movimentos típicos de academia – agachamento, saltos, polichinelos. É aconselhado encontrar profissionais para acompanhar o processo, a fim de evitar lesões. A vantagem é que muitos professores já estão adaptados ao novo normal, por isso, utilizam máscara e possuem material para higienizar os instrumentos. Assim, é possível ter uma experiência típica de academia, mas ao ar livre e com um maiô estampado para mergulhar no mar após o treino.


3. Frescobol


O frescobol consiste em uma dupla com raquetes, jogando uma bolinha, sem deixá-la cair. Pode parecer fácil, mas, assim como na caminhada, a areia produz resistência, aumentando a carga do exercício. Em diversas praias do país, é possível encontrar equipes de frescobol, por isso, caso a pessoa não tenha companhia, vale a pena procurar duplas pelo litoral – lembrando sempre do uso da máscara e do distanciamento social. Quanto às roupas, a regra é a mesma das anteriores, porém, nesse caso, praticar a atividade descalço é mais comum.


4. Vôlei e futevôlei


Outros esportes em grupo que tendem a atrair interessados são o vôlei ou futevôlei de praia. O último, criado no Rio de Janeiro, é semelhante à versão clássica do esporte, porém, permite chutes e saques com o pé. Muitas praias possuem redes prontas para a prática e é possível reunir um grupo de amigos ou, ainda, encontrar outras pessoas e montar um time na hora. Esportes coletivos do tipo são exercícios aeróbicos intensos e ainda esforçam a musculatura. Pela pandemia, o aconselhado é priorizar times menores e usar a máscara durante todo o jogo.


5. Slackline


O slackline, muitas vezes, é encarado apenas como uma forma de diversão, porém, sua prática constante pode trazer diversos benefícios para o corpo. Na atividade, há uma fita de nylon presa entre dois pontos, a cerca de 40 centímetros do chão – profissionais podem fazer manobras em alturas maiores, porém, o ideal é manter uma altura segura. A partir daí, a pessoa deve cruzar a linha, flexionando os joelhos. Nesse momento, trabalha-se musculatura, especialmente o abdômen, equilíbrio, foco e respiração. Por fim, a vantagem da areia é amortecer a queda, comum para iniciantes.


6. Ioga


Uma atividade que, além do corpo, trabalha a mente é a ioga. A prática ajuda no relaxamento e no aumento da consciência corporal, sendo indicada para pessoas de todas as idades. Praticá-la na areia pode ter ainda mais vantagens. A sensação do vento e do barulho do mar ajudam a acalmar e a manter o foco. O indicado é optar por horários menos movimentados na praia, para garantir silêncio, mas, de qualquer forma, é possível aproveitar os benefícios do ambiente.

0 comentário
bottom of page